1º BIMESTRE – A ARTE EM TODA PARTE
Apresentar às crianças diversos estilos de arte como arquitetura, escultura, pintura, artesanato, escrita, dança, música e tantas outras e, assim, motivá-las a ver um novo mundo, descrito e interpretado nas obras de arte em todas as partes do mundo.
Sob um olhar artístico, as crianças são convidadas a observar uma manifestação artística como uma forma de expressar um sentimento, de um anseio, revolta ou beleza sobre algo em algum lugar.
A diversas formas de expressão da arte são muito importantes para a formação da criança, e estão atreladas ao desenvolvimento da linguagem, da capacidade de interpretação, da criatividade e até mesmo do saber lidar com as próprias emoções.
Através da dança, do teatro, da música com seus variados ritmos e instrumentos, de pinturas e esculturas com seus artistas as crianças serão convidadas a terem contato com as diferentes manifestações artísticas, além de construírem instrumentos musicais com sucata e materiais recicláveis.
2º BIMESTRE – SUPER HERÓIS… SUPER AMIGOS
Toda geração tem heróis e super heróis, defensores do bem no mundo real e na fantasia, esses personagens são importantes para o imaginário infantil.
Os super-heróis foram criados a partir de uma necessidade do homem de imaginar que existe alguém que seja forte o suficiente para acabar com o mal do mundo.
No inconsciente de toda criança, os primeiros heróis são os pais. Elas acreditam que eles são os mais fortes e bonitos. Essa necessidade de encontrar um herói acontece porque a criança se sente importante, daí ela procura um herói com o qual se identifique.
Muitas vezes a ficção parece ser bem mais interessante do que a vida real, afinal, nos desenhos animados, nos quadrinhos e nos filmes há muita gente com poderes físicos especiais.
A identificação com super-heróis é muito comum, o poder de herói dá a criança a coragem para lutar contra as dificuldades internas e externas.
Através desse projeto, as crianças, por intermédio de jogos, músicas, desenhos, histórias em quadrinhos, imagens, livros e outros recursos, serão apresentadas a diversos conceitos (como o bem e o mal / realidade e fantasia / certo e errado / semelhanças e diferenças) e habilidades (ética, moral, amizade, trabalho em equipe).
O tema também servirá como base para a abordagem da Linguagem oral e escrita, da matemática, das artes visuais, do movimento, da música e da natureza e sociedade.
3º BIMESTRE – COMO SE FEZ… COMO SE FAZ…
De onde vem? Como se fez? Como se faz? Perguntas que estimulam a curiosidade das crianças e ampliam o conhecimento.
Este projeto traz à tona um tema interessante, que permite aos alunos investigar e identificar a origem e o modo de produção dos mais diversos produtos que fazem parte do seu dia a dia. Fazer uma transição de como eram e como se transformaram os objetos, utensílios, vestuário, tecnologia entre outros.
Nesse processo, todos perceberão, por meio de livros, vídeos, pesquisas, vivências e atividades, os benefícios (e eventuais malefícios, como no caso dos danos ambientais) que estes produtos trazem.
Essa curiosidade, a busca pela compreensão do mundo, levará as crianças a fazerem novas descobertas, aguçando a percepção para o aprender.
Ao final do trabalho, as crianças serão capazes de compreender os diferentes processos de mudanças por que passam os produtos pesquisados, desde a fase de sua criação até os tempos de hoje ao chegar no consumidor final.
Como nem todas as classes se envolveram com os mesmos produtos, os caminhos percorridos são também diferentes.
Os estudantes também serão apresentados a objetos do tempo da vovó ou da mamãe e, assim, terão o contato com a história e perceberão como as coisas mudam, evoluem e são transformadas para facilitar a vida das pessoas.
4º BIMESTRE – CONHECENDO O MUNDO AO MEU REDOR
Introdução
Sabe-se que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se.
“Conhecendo o mundo ao meu redor”, um projeto onde as crianças terão a oportunidade de, juntos, conhecerem o mundo que os cerca e, assim, desfrutarem de um aprendizado rico e significativo.
Brincando de “faz de contas”, se divertindo, passeando e explorando, os alunos terão a oportunidade de vivenciarem diferentes papéis, levantarem hipóteses, criando significado sobre o lugar que ocupam.
Este tema propõe as descobertas e redescobertas de situações que fazem parte do repertório diário das crianças. Ao embarcar nessa aventura, os alunos farão muito mais do que um passeio, eles darão significado ao conhecimento, demonstrando o quanto a vivência enriquece o aprendizado e descobrirão, no decorrer do projeto, que o mundo ao seu redor é muito maior do que imaginam!
Embaladas pela curiosidade, darão a volta ao seu mundinho, convivendo, brincando, participando, explorando, expressando-se, e conhecendo a si mesmo, vivenciando e aprendendo, com as descobertas que o mundo tem a nos oferecer.
Entre em Contato
(11) 3862 2385 / 3672 1653
(11) 98256 6852
secretaria@escolagatoxadrez.com.br
R. Caiubi, 75
Perdizes – São Paulo