1º SEMESTRE – “EU, O OUTRO E NÓS!”
A proposta “Eu, o outro e o nós” amplia o olhar das crianças para a existência de um ambiente social e também para si mesmas. A ideia é proporcionar oportunidades para que elas desenvolvam o conhecimento sobre si mesmas, ao mesmo tempo em que constroem relações, por meio de interações positivas com professores e com seus pares.
Este projeto cria possibilidades de desenvolver na criança uma melhor compreensão de sua identidade, o reconhecimento da diversidade étnico racial e a reflexão sobre suas ações, visando um convívio em sociedade harmonioso.
2º SEMESTRE: “CURIOSOS PELA NATUREZA”
Percebendo em nosso cotidiano, os conjuntos de fenômenos naturais e sociais inseparáveis, diante dos quais as crianças demonstram-se investigativas, e aproveitando a natural curiosidade infantil, o Projeto, “Curiosos pela Natureza” é um convite à natureza e a todo o encantamento e a beleza que ela proporciona.
O Projeto representa, por sua peculiaridade, valores fundamentais, pois possibilita a criança vivenciar a natureza de forma concreta, dando asas a sua curiosidade, explorando o ambiente em suas infinitas possibilidades.
3º BIMESTRE – COMO SE FEZ… COMO SE FAZ…
De onde vem? Como se fez? Como se faz? Perguntas que estimulam a curiosidade das crianças e ampliam o conhecimento.
Este projeto traz à tona um tema interessante, que permite aos alunos investigar e identificar a origem e o modo de produção dos mais diversos produtos que fazem parte do seu dia a dia. Fazer uma transição de como eram e como se transformaram os objetos, utensílios, vestuário, tecnologia entre outros.
Nesse processo, todos perceberão, por meio de livros, vídeos, pesquisas, vivências e atividades, os benefícios (e eventuais malefícios, como no caso dos danos ambientais) que estes produtos trazem.
Essa curiosidade, a busca pela compreensão do mundo, levará as crianças a fazerem novas descobertas, aguçando a percepção para o aprender.
Ao final do trabalho, as crianças serão capazes de compreender os diferentes processos de mudanças por que passam os produtos pesquisados, desde a fase de sua criação até os tempos de hoje ao chegar no consumidor final.
Como nem todas as classes se envolveram com os mesmos produtos, os caminhos percorridos são também diferentes.
Os estudantes também serão apresentados a objetos do tempo da vovó ou da mamãe e, assim, terão o contato com a história e perceberão como as coisas mudam, evoluem e são transformadas para facilitar a vida das pessoas.
4º BIMESTRE – CONHECENDO O MUNDO AO MEU REDOR
Introdução
Sabe-se que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se.
“Conhecendo o mundo ao meu redor”, um projeto onde as crianças terão a oportunidade de, juntos, conhecerem o mundo que os cerca e, assim, desfrutarem de um aprendizado rico e significativo.
Brincando de “faz de contas”, se divertindo, passeando e explorando, os alunos terão a oportunidade de vivenciarem diferentes papéis, levantarem hipóteses, criando significado sobre o lugar que ocupam.
Este tema propõe as descobertas e redescobertas de situações que fazem parte do repertório diário das crianças. Ao embarcar nessa aventura, os alunos farão muito mais do que um passeio, eles darão significado ao conhecimento, demonstrando o quanto a vivência enriquece o aprendizado e descobrirão, no decorrer do projeto, que o mundo ao seu redor é muito maior do que imaginam!
Embaladas pela curiosidade, darão a volta ao seu mundinho, convivendo, brincando, participando, explorando, expressando-se, e conhecendo a si mesmo, vivenciando e aprendendo, com as descobertas que o mundo tem a nos oferecer.
Entre em Contato
(11) 3862 2385 / 3801 1738
(11) 98256 6852
secretaria@escolagatoxadrez.com.br
R. Caiubi, 75
Perdizes – São Paulo