Berçario
- Musicalização: realizada através de rodas cantadas, do uso de instrumentos musicais diversos (elaborados com sucatas), bandinha e movimentos corporais;
- Contação de histórias: as berçaristas utilizam para esta atividade: livros com ilustrações ampliadas, fantoches, luvas com personagens, placas com imagens, bonecos e brinquedos, sempre com algum recurso visual;
- Estimulação auditiva: esta proposta é realizada através da utilização de brinquedos sonoros, de sons tirados do corpo, de instrumentos musicais, de livros sonoros ou de músicas infantis dos mais diversos ritmos (clássicas / mais agitadas / mais aceleradas);
- Estimulação tátil: esta atividade é feita através da utilização de diferentes tipos de materiais e recursos, os quais oferecem diferentes texturas (como o uso de lixas, diferentes tipos de papéis, tecidos), formas, ou consistências;
- Estimulação olfativa: nesta proposta, os bebês são estimulados através da exposição a diferentes cheiros;
- Desenvolvimento motor: em nosso Espaço de Estimulação, cujo piso é adequado para a esse tipo trabalho, os bebês são incentivados a caminhar, sentar, rolar, buscar objetos soltos do local, explorar o espaço, brincar com os móbiles de bichinhos e com bambolês com fitas. Esse tipo de atividade desenvolve a motricidade e as habilidades necessárias para que a criança adquira destreza e firmeza para realizar todos os movimentos;
- Desenvolvimento manual/ coordenação motora fina: nesta proposta os bebês são estimulados a treinar o movimento de pinça, feito através de jogos, blocos de encaixe, quebra-cabeças, brinquedos, bolas e desenhos com giz de cera;
- Desafios corporais: nesta atividade, os bebês são encorajados a enfrentar os desafios com obstáculos ou circuitos preparados pelas berçaristas, o que auxilia também no desenvolvimento motor, aquisição de destreza e raciocínio para a resolução de problemas;
- Brincadeiras sensoriais: realizadas com objetos (como a caixa tátil) e brinquedos, com alimentos (como amassar banana ou sentir a gelatina nas mãos), bexigas, saquinhos com gel e objetos imersos neste gel;
Uso de brinquedos pedagógicos (com diferentes formas geométricas, de tamanhos e cores diferentes, circuito fechado em madeira e arame, encaixe e quebra-cabeças em madeira); - Estimulação de brincadeiras simbólicas: com o uso de panelinhas, comidinhas, bonecas, fraldas, mamadeiras, fantasias, ferramentas, animais de brinquedo;
- Conhecimento de objetos do cotidiano: este tipo de estimulação é realizada na rotina dos bebês através do uso dos mais diversos recursos como: imagens, histórias, objetos, brinquedos, formas concretas, animais de brinquedo entre outros;
- Relaxamento: neste momento, muito agradável e estimulante para os bebês, as berçaristas realizam massagens (de diversas formas e com uso de diversos recursos) enquanto músicas calmas tocam no som ambiente.
Além destas atividades, os bebês recebem no berçário o estímulo para o aprendizado: da dimensão corporal e partes do corpo (através de músicas, figuras e brinquedos) e das cores (através de imagens, objetos, histórias, blocos de encaixe, bolas);
Ao final de cada bimestre, um relatório individual do desenvolvimento do bebê é elaborado e entregue aos pais ou responsáveis, cujo objetivo é registrar a evolução da criança ao longo do ano letivo.
Educação Infantil
Expressão Corporal – Desenvolver a expressão corporal, fazendo com que a criança solte-se e libere seus movimentos. (A partir dos 2 anos).
Inglês – Favorecer a interação e a compreensão de uma outra língua e cultura. (A partir de 2 anos).
Artes Cênicas – Com o objetivo de estimular o aluno a vivenciar e dramatizar histórias ou situações através das quais desenvolva sua criatividade, imaginação, autoexpressão, assim como reforçar alguns valores já adquiridos. (A partir dos 2 anos).
Horticultura – Com o objetivo de despertar a curiosidade e o interesse do aluno pela natureza, conservamos em nosso parque uma mini horta que possibilita ao aluno o contato com a terra, o plantio e a colheita
Culinária – Iniciação da vida prática.
Artes Plásticas – Desenvolve a criatividade através de trabalhos com sucata, tintas e materiais diversos.
Música – Desenvolver o gosto pela atividade musical, além de estimular as capacidades de: ouvir, perceber e discriminar efeitos sonoros diversos. (A partir dos 2 anos).
Educação Física – Desenvolver a coordenação motora através de jogos e brincadeiras, estimulando: destreza, força, flexibilidade e resistência. (A partir dos 2 anos).
Projetos Bimestrais – Temas trabalhados de forma interdisciplinar com o objetivo de despertar o interesse da criança sobre o mundo ao seu redor. Estes temas são tratados de acordo com cada faixa etária.
Além dos Projetos Interdisciplinares propostos bimestralmente na grade curricular da Educação Infantil, utilizamos como material de apoio (a partir dos 3 anos) as apostilas do Sistema de Ensino SER (SOMOS EDUCAÇÃO).
Saiba mais: www.ser.com.br
O aprendizado da Língua Inglesa se dá através do Programa Bilíngue em parceria com a International School.
Programa Bilingue
Em parceria com a International School, nossa escola oferece uma proposta inovadora, que utiliza a metodologia internacional CLIL (ensino e aprendizagem de conteúdos de forma interdisciplinar, por meio de uma língua estrangeira) para o aprendizado e vivência da língua inglesa de forma divertida e dinâmica na Educação Infantil. Esta proposta, oferece o contato diário das crianças da Escola Gato Xadrez com a língua inglesa, além de contar com o auxílio de materiais tecnológicos, como os kits LEGO® Education, Minecraft Education e Realidade Virtual, que estimulam o trabalho em equipe e auxiliam na criação de soluções para os desafios propostos em aula.
Entre em Contato
(11) 3862 2385 / 3801 1738
(11) 98256 6852
secretaria@escolagatoxadrez.com.br
R. Caiubi, 75
Perdizes – São Paulo