Berçario

Atender bem no berçário, sob nosso ponto de vista, significa propiciar um ambiente afetivo, seguro e rico em situações de aprendizagem para o bebê, apoiando as famílias para que cada uma encontre segurança, espaço e cuidados significativos para o seu filho. Possuímos um circuito interno de monitoramento dos bebês e oferecemos opções de horários para melhor atender às necessidades dos pais.

Atender bem no berçário, sob nosso ponto de vista, significa propiciar um ambiente afetivo, seguro e rico em situações de aprendizagem para o bebê, apoiando as famílias para que cada uma encontre segurança, espaço e cuidados significativos para o seu filho. Possuímos um circuito interno de monitoramento dos bebês e oferecemos opções de horários para melhor atender às necessidades dos pais.

Proposta Pedagógica

O método da Escola Gato Xadrez é inspirado nas concepções da linha construtivista interacionista, referindo-se aos aspectos lógicos da aprendizagem em constante interação com questões que mobilizam o pensar, focado na interação entre o indivíduo e o meio/objeto, sendo que o aprendizado é mediado, tornando o papel do ensino e do professor mais ativo.

Na linha construtivista interacionista, a aquisição de novos conhecimentos parte da vivência da criança e é baseado na descoberta de uma nova forma para significar algo, estimulando o pensamento criativo ao invés de assimilar o conteúdo passivamente, dando um novo sentido à maneira de viver e aprender.

Através de propostas pedagógicas que desafiem a construção do conhecimento e favoreçam uma reflexão, esperamos formar indivíduos criativos, que desenvolvam atitudes cooperativas, empatia e tenham compromisso com o mundo e com o outro. Com uma pedagoga responsável em tempo integral, oferecemos um espaço de uso exclusivo para os bebês; local bem iluminado, arejado e alegre, com instalações de primeira qualidade. Nosso berçário dispõe de estrutura especialmente montada para atender bebês a partir dos 4 meses.

Opções de Horários

Nosso berçário possui períodos de permanência que atendem às necessidades dos pais/responsáveis, variando de 4 horas (manhã ou tarde) a 12 horas (7h às 19h) – inclusas duas refeições oferecidas pela escola, cujo cardápio é elaborado e preparado sob a supervisão de uma nutricionista).

Nosso berçário possui períodos de permanência que atendem às necessidades dos pais/responsáveis, variando de 4 horas (manhã ou tarde) a 12 horas (7h às 19h) – inclusas duas refeições oferecidas pela escola, cujo cardápio é elaborado e preparado sob a supervisão de uma nutricionista).

O método da Escola Gato Xadrez é inspirado nas concepções da linha construtivista interacionista, referindo-se aos aspectos lógicos da aprendizagem em constante interação com questões que mobilizam o pensar, focado na interação entre o indivíduo e o meio/objeto, sendo que o aprendizado é mediado, tornando o papel do ensino e do professor mais ativo.

Na linha construtivista interacionista, a aquisição de novos conhecimentos parte da vivência da criança e é baseado na descoberta de uma nova forma para significar algo, estimulando o pensamento criativo ao invés de assimilar o conteúdo passivamente, dando um novo sentido à maneira de viver e aprender.

Através de propostas pedagógicas que desafiem a construção do conhecimento e favoreçam uma reflexão, esperamos formar indivíduos criativos, que desenvolvam atitudes cooperativas, empatia e tenham compromisso com o mundo e com o outro. Com uma pedagoga responsável em tempo integral, oferecemos um espaço de uso exclusivo para os bebês; local bem iluminado, arejado e alegre, com instalações de primeira qualidade. Nosso berçário dispõe de estrutura especialmente montada para atender bebês a partir dos 4 meses.

Sabemos que escolher o berçário para um bebê não é tarefa fácil. Por isso, após a matrícula, os pais passam por uma entrevista com a coordenadora visando registrar o histórico da criança e de sua rotina em casa, com a finalidade de prepararmos um atendimento adequado, fazermos uma adaptação mais gradativa, tornando a escola uma extensão de sua casa. Não é só o bebê que precisa se adaptar a essa nova realidade do berçário, mas os pais também, por isso, damos todo o apoio e assessoria necessários.

Tanto durante o período de adaptação, quanto no dia a dia do bebê, nos horários de entrada e saída, há uma constante troca de informações entre os pais/ responsáveis, as educadoras e a coordenadora.

Além do contato com a equipe, os pais/ responsáveis também recebem informações diárias importantes sobre como foi o dia de seu (a) filho (a), através das anotações feitas na agenda, de reuniões e do contato com a Coordenadora.

Já por volta dos 15 meses (aproximadamente), quando o bebê já está andando com bastante firmeza, portanto pronto para explorar novos espaços e receber novos estímulos, começa a adaptação para o ingresso na Educação Infantil (classe do mini maternal). Esta segunda adaptação é feita gradativamente e com a supervisão de nossa coordenadora.

Em todos os momentos da rotina, as educadoras berçaristas comunicam-se com os bebês, conversando, cantando, utilizando-se de gestos, expressões, do toque e de brinquedos. A tão falada “estimulação” ocorre, na verdade, a todo momento. A ênfase de nosso trabalho é dada ao brincar, porém também são planejadas algumas atividades de exploração sensorial, motora e musical, específicas para cada bebê, ou que possam beneficiar a todo o grupo.

As atividades propostas em nosso berçário da Educação Infantil obedecem a um planejamento semanal, elaborado por uma pedagoga, o que permite que, diariamente, nossos bebês recebam os mais diversos tipos de estímulos sensoriais e motores.

São previstos neste planejamento semanal do berçário:

  • Musicalização: realizada através de rodas cantadas, do uso de instrumentos musicais diversos (elaborados com sucatas), de bandinha e de movimentos corporais;
  • Contação de histórias: as berçaristas utilizam para esta atividade: livros com ilustrações ampliadas, fantoches, luvas com personagens, placas com imagens, bonecos e brinquedos; sempre com algum recurso visual.
  • Estimulação auditiva: esta proposta é realizada através da utilização de brinquedos sonoros, de sons tirados do corpo, de instrumentos musicais, de livros sonoros ou de músicas infantis dos mais diversos ritmos (clássicas / mais agitadas / mais aceleradas).
  • Estimulação tátil: esta atividade é feita através da utilização de diferentes tipos de materiais e recursos, os quais oferecem diferentes texturas (como o uso de lixas, diferentes tipos de papéis, tecidos), formas ou consistências.
  • Estimulação olfativa: nesta proposta, os bebês são estimulados através da exposição a diferentes cheiros.
  • Desenvolvimento motor: em nosso Espaço de Estimulação, cujo piso é adequado para a este tipo trabalho, os bebês são incentivados a caminhar, sentar, rolar, buscar objetos dispostos do local, explorar o espaço, brincar com os móbiles de bichinhos e com bambolês com fitas. Este tipo de atividade desenvolve a motricidade e as habilidades necessárias para que a criança adquira destreza e firmeza para realizar todos os movimentos.
  • Desenvolvimento manual/coordenação motora fina: nesta proposta os bebês são estimulados a treinar o movimento de pinça, feito através de jogos, blocos de encaixe, quebra-cabeças, brinquedos, bolas e desenhos com giz de cera.
  • Desafios corporais: nesta atividade, os bebês são encorajados a enfrentar os desafios com obstáculos ou circuitos preparados pelas berçaristas, o que auxilia também no desenvolvimento motor, aquisição de destreza e raciocínio para a resolução de problemas.
  • Brincadeiras sensoriais: realizadas com objetos (como a caixa tátil) e brinquedos, com alimentos (como amassar banana ou sentir a gelatina nas mãos), bexigas, saquinhos com gel e objetos imersos neste gel.
  • Uso de brinquedos pedagógicos com diferentes formas geométricas, de tamanhos e cores diferentes, circuito fechado em madeira e arame, encaixe e quebra-cabeças em madeira.
  • Estimulação de brincadeiras simbólicas: com o uso de panelinhas, comidinhas, bonecas, fraldas, mamadeiras, fantasias, ferramentas e animais de brinquedo, o bebê adquiri o conhecimento de objetos do cotidiano. Este tipo de estimulação é realizada na rotina dos bebês através do uso dos mais diversos recursos como: imagens, histórias, objetos, brinquedos, formas concretas, animais de brinquedo, entre outros.
  • Relaxamento: neste momento, muito agradável e estimulante para os bebês, as berçaristas realizam massagens (de diversas formas e com uso de diversos recursos) enquanto músicas calmas tocam no som ambiente.

Além destas atividades, os bebês recebem no berçário o estímulo para o aprendizado: da dimensão corporal e partes do corpo (através de músicas, figuras, brinquedos); das cores (através de imagens, objetos, histórias, blocos de encaixe, bolas)

Ao final de cada bimestre, um relatório individual do desenvolvimento do bebê é elaborado e entregue aos pais ou responsáveis, cujo objetivo é registrar a evolução da criança ao longo do ano letivo.

  • Pessoas e Ensino de qualidade em primeiro lugar.
  • Clima acolhedor e feliz, que oferece segurança necessária para o desenvolvimento global de cada estudante.
  • Aprendizagem continua.
  • Família.
  • Valorização e respeito dentro e fora da escolar.
  • Orgulho, Paixão e Prazer pelo que fazemos.
  • Ética e Responsabilidade na Educação.
  • Solidariedade e Respeito ao meio ambiente.
  • Opcional (a critério dos pais ou responsáveis) é dado em banheira individual e exclusiva para cada bebê.

Lista de material necessário para os bebês

A agenda personalizada: usada para anotar os acontecimentos diários do bebê.

Lista dos materiais de uso diário da criança no berçário, os quais são armazenados em uma gaveta de uso exclusivo de cada bebê:

  • A Mamadeiras;
  • Fralda descartável; Babador;
  • Pomada para assadura;
  • Chupeta;
  • Lenços umedecidos;
  • Toalha de banho;
  • Caixa de lenço de papel;
  • Mini toalha;
  • Pacote grande de algodão;
  • Sabonete;
  • Jogo de lençol;
  • Saboneteira;
  • Cobertor ou manta;
  • Shampoo;
  • Troca de roupa.
Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar em nosso site, você concorda com nossa Política de Proteção de Dados..

Quase lá! Preencha os campos abaixo para seguirmos com o sua conversa. Isso nos ajuda a entender exatamente o que você precisa.