Educação Infantil

Nosso espaço para a Educação Infantil conta com ampla área de lazer interna (brinquedoteca) e externa (pátio e parque ecológico), além de estrutura adaptada para a faixa etária de 15 meses a 5 anos. A conduta da equipe pedagógica da Educação Infantil em nossa escola é direcionada a fazer com que o aluno seja estimulado a questionar, criticar, criar, refletir e descobrir-se. Isso se dá por meio de brincadeiras, atividades propostas pelo educador e da utilização de mesas interativas com conteúdos pedagógicos (em português, inglês e espanhol), respeitando o desenvolvimento particular de cada aluno durante o processo de aprendizagem.

Nosso espaço para a Educação Infantil conta com ampla área de lazer interna (brinquedoteca) e externa (pátio e parque ecológico), além de estrutura adaptada para a faixa etária de 15 meses a 5 anos. A conduta da equipe pedagógica da Educação Infantil em nossa escola é direcionada a fazer com que o aluno seja estimulado a questionar, criticar, criar, refletir e descobrir-se. Isso se dá por meio de brincadeiras, atividades propostas pelo educador e da utilização de mesas interativas com conteúdos pedagógicos (em português, inglês e espanhol), respeitando o desenvolvimento particular de cada aluno durante o processo de aprendizagem.

Opções de horários

Período da manhã: 8h às 12h
Período da tarde: 13h30 às 17h30
Integral: 8h às 17h30 – para esta opção, o almoço (cardápio elaborado e preparado sob a supervisão de uma nutricionista) é incluso e oferecido aos estudantes que optam por esse período.
Extensão de horário: manhã : 7h às 8h e tarde até às 19h

Em parceria com a International School, nossa escola oferece uma proposta inovadora, que utiliza a metodologia internacional CLIL (ensino e aprendizagem de conteúdos de forma interdisciplinar, por meio de uma língua estrangeira) para o aprendizado e vivência da língua inglesa de forma divertida e dinâmica na Educação Infantil. Essa proposta oferece o contato diário das crianças da Escola Gato Xadrez com a língua inglesa, além de contar com o auxílio de materiais tecnológicos, como os kits LEGO® Education, Minecraft Education e Realidade Virtual, que estimulam o trabalho em equipe e auxiliam na criação de soluções para os desafios propostos em aula.

internationalschool.global

As atividades lúdicas e recreativas propostas em nossa escola na fase da Educação Infantil obedecem a um planejamento semanal, elaborado por uma pedagoga, o que permite que, diariamente, todas as crianças recebam os estímulos necessários ao seu desenvolvimento global.

São previstos neste planejamento semanal:

  • Musicalização: realizada através de rodas cantadas, do uso de instrumentos musicais diversos (inclusive alguns elaborados com sucatas), bandinha e movimentos corporais
  • Linguagem escrita: trabalhada por meio de histórias lidas e contadas. Para esta atividade, as professoras utilizam livros com ilustrações ampliadas, fantoches, luvas com personagens, bonecos e brinquedos, sempre com algum recurso visual. Além dos diversos títulos propostos diariamente, em cada bimestre, uma história em particular é eleita para ser trabalhada das mais diversas formas (teatro, pintura, desenhos ou outras formas de expressões artísticas).
  • Ciranda de leitura: com o intuito de incentivar o hábito da leitura, quinzenalmente, temos a ciranda de leitura, onde as crianças escolhem, entre os títulos disponíveis no cantinho de leitura de sua sala de aula, um livrinho para ser lido em casa com a família.
  • Linguagem Oral: estimulo da linguagem falada em todos os momentos do dia, objetivando ampliar o vocabulário e a pronúncia correta das palavras.
  • Artes visuais: tem por objetivo é ampliar o conhecimento do mundo através da manipulação e exploração de diferentes objetos.
  • Natureza e Sociedade: o intuito é proporcionar o convívio com a natureza e a convivência com outras pessoas, incentivando a socialização da criança;
  • Matemática: visa estabelecer o primeiro contato com os números, com as operações matemáticas e com a geometria. Este aprendizado ocorre através de propostas que utilizam temas e objetos presentes no cotidiano da criança, oferecendo também noções espaciais;
  • Atividades preparatórias para a alfabetização (crianças de 4 e 5 anos – fase pré-alfabetizatória): através de exercícios para o treino de lateralidade, de movimentos que simulam os da escrita ou de exercícios de prontidão. Os estudantes começam a receber os estímulos necessários para que a alfabetização (aos 6 anos) ocorra de maneira tranquila e segura;
  • Brincadeiras dirigidas e livres: atividades lúdicas e recreativas estimulam a criatividade e imaginação, pois o momento da brincadeira é fundamental para o desenvolvimento integral da criança (aspectos físico, social, cultural, afetivo e cognitivo) e faz parte de uma aprendizagem prazerosa e significativa;

Atividades que compõem a grade curricular

  • Expressão Corporal – Desenvolver a expressão corporal, fazendo com que a criança solte-se e libere seus movimentos. A partir dos 2 anos.
  • Inglês – Favorecer a interação e a compreensão de uma outra língua e cultura. A partir de 2 anos.
  • Artes Cênicas – Com o objetivo de estimular o aluno a vivenciar e dramatizar histórias ou situações através das quais desenvolva sua criatividade, imaginação, autoexpressão, assim como reforçar alguns valores já adquiridos. A partir dos 2 anos.
  • Horticultura – Com o objetivo de despertar a curiosidade e o interesse do aluno pela natureza, conservamos em nosso parque uma mini horta que possibilita ao aluno o contato com a terra, o plantio e a colheita
  • Culinária – Iniciação da vida prática.
  • Artes Plásticas – Desenvolve a criatividade através de trabalhos com sucata, tintas e materiais diversos.
  • Música – Desenvolver o gosto pela atividade musical, além de estimular as capacidades de: ouvir, perceber e discriminar efeitos sonoros diversos. A partir dos 2 anos.
  • Educação Física – Desenvolver a coordenação motora através de jogos e brincadeiras, estimulando: destreza, força, flexibilidade e resistência. A partir dos 2 anos.
  • Projetos Bimestrais – Temas trabalhados de forma interdisciplinar com o objetivo de despertar o interesse da criança sobre o mundo ao seu redor. Estes temas são tratados de acordo com cada faixa etária.

    Além dos Projetos Interdisciplinares propostos bimestralmente na grade curricular da Educação Infantil, utilizamos como material de apoio (a partir dos 3 anos) as apostilas do Sistema de Ensino SER (SOMOS EDUCAÇÃO – : www.ser.com.br). O aprendizado da Língua Inglesa se dá através do Programa Bilíngue em parceria com a International School.

Adaptação:

Após a matrícula, os pais passam por uma entrevista com a coordenadora visando registrar o histórico da criança e de sua rotina em casa, com a finalidade de prepararmos um atendimento adequado e fazermos uma adaptação mais gradativa, tornando a escola e a sala de aula extensões de sua casa.

Tanto durante o período de adaptação, quanto no dia a dia da criança, nos horários de entrada e saída, há uma constante troca de informações entre os pais/ responsáveis, as educadoras e a coordenadora.
Além do contato com a equipe, os pais/ responsáveis também recebem informações diárias importantes sobre como foi o dia de seu (ua) filho (a) na sala de aula, através das anotações feitas na agenda, de reuniões e do contato com a Coordenadora. Ao final de cada bimestre, um relatório individual do desenvolvimento e das atividades da criança é elaborado e entregue aos pais ou responsáveis, cujo objetivo é registrar a evolução da criança ao longo do ano letivo.

Refeição:
A Escola Gato Xadrez oferece duas refeições:

  • Almoço: servido às crianças que permanecem em nosso período integral (incluso no valor das mensalidades) e poderá também ser oferecido como opcional aos pais/responsáveis que fizerem a escolha pela metade período de permanência na escola (período da manhã ou tarde);.
  • Jantar: servido no final do dia e oferecido como um serviço opcional.

Nosso cardápio é elaborado e seu preparo supervisionado por nossa nutricionista, respeitando todas as necessidades nutricionais desta fase do desenvolvimento da criança.

A agenda personalizada: usada para anotar os acontecimentos diários da criança.
Material de uso diário e de uso coletivo

Quase lá! Preencha os campos abaixo para seguirmos com o sua conversa. Isso nos ajuda a entender exatamente o que você precisa.