Você saber quando deverá iniciar o processo de retirada de fraldas de seu filho? 

A retirada da fralda, ou desfralde, geralmente ocorre entre os 2 e 3 anos de idade, mas é muito importante observar os sinais que indicam que a criança está pronta, e não usar apenas a idade como referência.
O processo deve ser gradual e é necessário respeitar o ritmo individual de cada criança. Com paciência e apoio das famílias, e trabalho em conjunto com a escola, tudo acontece de forma natural e tranquila.

Quais são os sinais de que a crianças está pronta?

  1. A criança deve ter controle motor para caminhar, sentar e levantar sozinha, além de demonstrar controle dos esfíncteres (capacidade de segurar a urina e as fezes). Isso é observado, normalmente, após os 2 anos de idade.
  2. A criança precisa demonstrar interesse em usar o banheiro, comunicar suas necessidades (mesmo que de forma rudimentar) e demonstrar incômodo com a fralda suja.
  3. A criança deve ser capaz de entender e seguir instruções simples, além de conseguir se comunicar, mesmo que de forma não verbal, sobre suas necessidades.

E qual a melhor época para fazer o desfralde?

É mais fácil retirar a fralda durante o dia e, quando a criança estiver pronta, retirar também a fralda da noite.
Também é importante escolher a época correta do ano. Os meses de inverso não são os mais indicados para iniciarmos esse processo, pois, nos dias frios, a frequência do uso do sanitário é maior.
Inicie o processo em um período em que você esteja com mais disponibilidade de tempo para dar atenção e dedicar-se ao processo.

Algumas dicas importantes

Ofereça um ambiente acolhedor: Torne o banheiro acessível e convidativo, com um penico ou vaso sanitário com redutor. No caso de nossa escola, temos banheiros adaptados ao tamanho de nossos pequenos;
Valorize a comunicação: Explique para a criança o que significa usar o banheiro e a importância de avisar quando precisar.
• Seja paciente e reconheça as conquistas: O desfralde pode levar tempo e haver acidentes (escapes) no processo, o que é normal e não deve gerar punições.
Elogie e comemore cada conquista, mesmo que pequena, para reforçar o comportamento positivo.

E como fazemos a diferença neste momento?

Não compare a criança com outras, pois cada criança tem seu ritmo e o processo de desfralde é individual. Nunca force o desfralde. Este processo deve ser voluntário para a criança. Tenha cuidado para não criar ansiedade, o desfralde deve ser um momento tranquilo e positivo. Use sempre roupas fáceis de retirar, isso ajudará no momento do uso do sanitário, e reduzirá escapes. Não espere a criança pedir, leve-a com frequência mínima de 1 hora. Broncas, caras feias ou qualquer sinal de reprovação, quando acontecerem os escapes, não ajudam em nada.

Alguns recursos poderão facilitar ainda mais o processo

Livros e desenhos animados sobre o tema podem ajudar a criança a entender o processo. Procure levar a criança ao banheiro com certa frequência (sugerimos intervalos de, pelo menos, 60 minutos), isso reduzirá as chances de “escape”.
Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar em nosso site, você concorda com nossa Política de Proteção de Dados..

Quase lá! Preencha os campos abaixo para seguirmos com a sua conversa. Isso nos ajuda a entender exatamente o que você precisa.